Economy and Society II de José Porfiro – Specific

14 de março de 2007

DIRETRIZES CURRICULARES – VII – Parecer 08/07 (31/01/2007) – Resolução 7 marc 2006 – DOU – 19-06-07

Filed under: Sem categoria — Porfiro @ 9:21 AM

PARECER CNE/CES Nº: 106/2007 Reconhecimento de títulos de pós-graduação obtidos nos Estados Partes do MERCOSUL

 

Parecer 121/2007Reexame do Parecer nº 37/2007, que dispõe sobre o art. 52 da Lei nº. 9.394/1996 e institui orientações para o seu atendimento, tendo em vista consulta do CRUB e da SESu/MEC.

 

 

Research of Economics Graduate Education

Athey, Susan, Lawrence F. Katz, Alan B. Krueger, Steven Levitt, and James Poterba. 2007. "What Does Performance in Graduate School Predict? Graduate Economics Education and Student Outcomes." American Economic Review, 97(2), pp. 512-518.

Bateman, Bradley W. 1992. "The Education of Economists: A Different Perspective." Journal of Economic Literature, 30 (3), pp. 1491-1495.

Bowen, Howard R. 1953. “Graduate Education in Economics.” American Economic Review Supplement, 43 (4), pp. 1-223.

Brown, Derek S. and Shauna Saunders. 2002. "Once and Future Historians: Notes from Graduate Training in Economics." History of Political Economy, 34, pp. 298-308.

E VÁRIOS OUTROS ARTIGOS SOBRE ENSINO DE ECONOMIA

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

RESOLUÇÃO N

o- 2, DE 18 DE JUNHO DE 2007

Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. (DOU, 19jun2007, sec 01, p.6) – Ciências Econômicas, 3.000 horas

Resolução CNE/CES nº 2, de 18 de junho de 2007
Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.

 

 

INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superio

ASSUNTO:

Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.

RELATORES

: Edson de Oliveira Nunes e Antônio Carlos Caruso Ronca

PROCESSO Nº:

23001.000207/2004-10

PARECER CNE/CES Nº 8/2007

APROVADO EM: 31/1/2007

 
 
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

RESOLUÇÃO N° 7, DE 29 DE MARÇO DE 2006

Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, bacharelado, e dá outras providências.

O Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, no uso de suas atribuições legais, com fundamento no art. 9º , § 2º , alínea "c", da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, com a redação dada pela Lei nº 9.131, de 25 de novembro de 1995, tendo em vista as diretrizes e os princípios fixados pelos Pareceres CNE/CES nos 776/97 e 583/2001, e considerando o que consta dos Pareceres, CNE/CES nº 67/2003, de 11/3/2003, 55/2004 de 18/2/2004, reconsiderado pelo Parecer CNE/CES nº 380/2005, de 6/10/2005, homologados pelo Senhor Ministro de Estado da Educação, respectivamente, em 2/6/2003 e 1º/3/2006, resolve:

Art. 1º A presente Resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, bacharelado, a serem observadas pelas instituições de educação superior
em sua organização curricular.

Art. 2º A organização do curso de graduação em Ciências Econômicas, observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Ministério da Educação.

Pareceres desta Câmara, indicará claramente os componentes curriculares, abrangendo o perfil do formando, as competências e habilidades, os conteúdos curriculares e a duração do curso, o regime de oferta, as atividades complementares, o sistema de avaliação, o estágio curricular supervisionado, em caráter opcional e o Trabalho de Curso, como componente obrigatório da instituição, sem prejuízo de outros aspectos que tornem consistente o Projeto Pedagógico.

§ 1° O Projeto Pedagógico do curso de graduação em Ciências Econômicas, com suas peculiaridades, seu currículo pleno e sua operacionalização, abrangerá, sem prejuízo de outros, os seguintes elementos estruturais:

I – concepção e objetivos gerais do curso, contextualizados em relação às suas inserções institucional, política, geográfica e social;
II – condições objetivas de oferta e a vocação do curso;
III – cargas horárias das atividades didáticas e da integralização do curso;
IV – formas de realização da interdisciplinaridade;
V – modos de integração entre teoria e prática;
VI – formas de avaliação do ensino e da aprendizagem;
VII – modos da integração entre graduação e pós-graduação, quando houver;
VIII – incentivo à pesquisa, como necessário prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica;
IX – regulamentação das atividades relacionadas com trabalho de curso, como componente obrigatório a ser realizado sob a supervisão docente;
X – concepção e composição das atividades de estágio curricular supervisionado opcional, contendo suas diferentes formas e condições de realização, observado o respectivo regulamento; e
XI – concepção e composição das atividades complementares.

§ 2° Com base no princípio de educação continuada, as IES poderão incluir no Projeto Pedagógico do curso o oferecimento de cursos de pós-graduação lato sensu, nas respectivas modalidades, de acordo com o surgimento de novos ramos econômicos, e de aperfeiçoamento, de acordo com as efetivas demandas do desempenho profissional.

§ 3º Na elaboração do Projeto Pedagógico do curso de graduação em Ciências Econômicas, deverão ser observadas as seguintes exigências:

I – comprometimento com o estudo da realidade brasileira, sem prejuízo de uma sólida formação teórica, histórica e instrumental;
II – pluralismo metodológico, em coerência com o caráter plural das ciências econômicas formadas por correntes de pensamento e paradigmas diversos;
III – ênfase nas inter-relações dos fenômenos econômicos com o todo social em que se insere; e
IV – ênfase na formação de atitudes, do senso ético para o exercício profissional e para a responsabilidade social, indispensável ao exercício futuro da profissão.

Art. 3º O curso de graduação em Ciências Econômicas deve ensejar, como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e políticas relacionadas com a economia, revelando assimilação e domínio de novas informações, flexibilidade intelectual e adaptabilidade, bem como sólida consciência social indispensável ao enfrentamento de situações e transformações político-econômicas e sociais, contextualizadas, na sociedade brasileira e no conjunto das funções econômicas mundiais.

Parágrafo único. O Bacharel em Ciências Econômicas deve apresentar um perfil centrado em sólida formação geral e com domínio técnico dos estudos relacionados com a formação teórico-quantitativa e teórico-prática, peculiares ao curso, além da visão histórica do pensamento econômico aplicado à realidade brasileira e ao contexto
mundial, exigidos os seguintes pressupostos:

I – uma base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social;
II – capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação;
III – capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos; e
IV – domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita.

Art. 4º Os cursos de graduação em Ciências Econômicas devem possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:

I – desenvolver raciocínios logicamente consistentes;
II – ler e compreender textos econômicos;
III – elaborar pareceres, relatórios, trabalhos e textos na área econômica;
IV- utilizar adequadamente conceitos teóricos fundamentais da ciência econômica;
V – utilizar o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas;
VI – utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos socioeconômicos; e
VII – diferenciar correntes teóricas a partir de distintas políticas econômicas.

Art. 5º Os cursos de graduação em Ciências Econômicas deverão contemplar, em seus projetos pedagógicos e em sua organização curricular, conteúdos que revelem inter-relações com a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada dos diferentes fenômenos relacionados com a economia, utilizando tecnologias inovadoras, e que atendam aos seguintes campos interligados de formação:

I – Conteúdos de Formação Geral, que têm por objetivo introduzir o aluno ao conhecimento da ciência econômica e de outras ciências sociais, abrangendo também aspectos da filosofia e da ética (geral e profissional), da sociologia, da ciência política e dos estudos básicos e propedêuticos da administração, do direito, da contabilidade, da matemática e da estatística econômica;
II – Conteúdos de Formação Teórico-Quantitativa, que se direcionam à formação profissional propriamente dita, englobando tópicos de estudos mais avançados da matemática, da estatística, da econometria, da contabilidade social, da macroeconomia, da microeconomia, da economia internacional, da economia política, da economia
do setor público, da economia monetária e do desenvolvimento socioeconômico;
III – Conteúdos de Formação Histórica, que possibilitem ao aluno construir uma base cultural indispensável à expressão de um posicionamento reflexivo, crítico e comparativo, englobando a história do pensamento econômico, a história econômica geral, a formação econômica do Brasil e a economia brasileira contemporânea; e
IV – Conteúdos Teórico-Práticos, abordando questões práticas necessárias à preparação do graduando, compatíveis com o perfil desejado do formando, incluindo atividades complementares, trabalho de curso, técnicas de pesquisa em economia e estágio curricular supervisionado, quando for o caso.

Parágrafo único. Para os conteúdos de Formação Geral, de Formação Teórico-Quantitativa e de Formação Histórica, deverá ser assegurado, no mínimo, o percentual de 50% da carga horária total do curso, contemplando todas as unidades de estudos listadas nos incisos I, II e III, a serem distribuídos da seguinte forma:
– 10% da carga horária total do curso aos conteúdos de Formação Geral, referentes ao inciso I supra;
– 20% da carga horária total do curso aos conteúdos de Formação Teórico-Quantitativa, referentes ao inciso II supra;
– 10% da carga horária total do curso aos conteúdos de Formação Histórica, referentes ao inciso III supra;
– 10% da carga horária total do curso envolvendo atividades acadêmicas de formação em Metodologia e Técnicas da Pesquisa em Economia e Trabalho de Curso.

Art. 6º A organização curricular do curso de graduação em Ciências Econômicas estabelecerá expressamente as condições para a sua efetiva conclusão e integralização curriculares, de acordo com os seguintes regimes acadêmicos que as instituições de educação superior adotarem: regime seriado anual; regime seriado semestral; sistema de créditos com matrícula por disciplina ou por módulos acadêmicos, observada a pré-requisitação que vier a ser estabelecida no currículo, atendido o disposto nesta Resolução.

Art. 7º O Estágio Supervisionado é um componente curricular opcional da instituição, direcionado à consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando, devendo a instituição que o adotar, submeter o correspondente regulamento com suas diferentes modalidades de operacionalização, à aprovação de seus colegiados superiores acadêmicos.

§ 1º O Estágio de que trata este artigo poderá ser realizado na própria instituição, mediante laboratórios que congreguem as diversas ordens práticas, correspondentes aos diferentes pensamentos econômicos, modelos e propostas, estruturados e operacionalizados de acordo com regulamentação própria prevista no caput deste artigo.

§ 2º As atividades do Estágio Supervisionado deverão ser reprogramadas e reorientado de acordo com os resultados teóricopráticos gradualmente revelados pelo aluno, até que os responsáveis pelo estágio curricular possam considerá-lo concluído, resguardando, como padrão de qualidade, os domínios indispensáveis ao exercício da profissão.

Art. 8º As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos, competências e atitudes do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, abrangendo estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho, com os diferentes modelos econômicos emergentes no Brasil e no mundo e as ações de extensão junto à comunidade.

Parágrafo único. As atividades complementares se constituem componentes curriculares enriquecedores e implementadores do próprio perfil do formando, sem que se confundam com estágio curricular supervisionado.

Art. 9º As instituições de educação superior deverão adotar formas específicas e alternativas de avaliação, internas e externas, sistemáticas, envolvendo todos quantos se contenham no processo do curso, centradas em aspectos considerados fundamentais para a identificação e consolidação do perfil do formando.

Parágrafo único. Os planos de ensino, a serem fornecidos aos alunos antes do início de cada período letivo, deverão conter, além dos conteúdos e das atividades, a metodologia do processo de ensinoaprendizagem e os critérios de avaliação a que serão submetidos e a bibliografia básica.

Art. 10 O Trabalho de Curso deve ser entendido como um componente curricular obrigatório da instituição a ser realizado sob a supervisão docente.

Parágrafo único. O Trabalho de Curso, referido no caput, deverá compreender o ensino de Metodologia e Técnicas de Pesquisa em Economia e será realizado sob supervisão docente. Pode envolver projetos de atividades centrados em determinada área teórico-prática ou de formação profissional do curso, que reúna e consolide as experiências em atividades complementares, em consonância com os conteúdos teóricos estudados. É desejável que tenha o formato final de um artigo, obedecendo às normas técnicas vigentes para efeito de
publicação de trabalhos científicos, que verse sobre questões objetivas, baseando-se em bibliografia e dados secundários de fácil acesso.

Art. 11 A carga horária dos cursos de graduação será estabelecida em Resolução da Câmara de Educação Superior.

Art. 12 As Diretrizes Curriculares Nacionais desta Resolução deverão ser implantadas pelas instituições de educação superior, obrigatoriamente, no prazo máximo de dois anos, aos alunos ingressantes, a partir da publicação desta.

Parágrafo único. As IES poderão optar pela aplicação das DCN aos demais alunos do período ou ano subseqüente à publicação desta.

Art. 13 Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogada a Resolução CFE nº 11, de 26 de junho de 1984.

EDSON DE OLIVEIRA NUNES

Publicado no Diário Oficial da União, seção 01, página 10, terça-feira, no dia 25/04/2006.

 
 
Hoje temos a obrigação de adaptar a grade às novas diretrizes curriculares (Resolução 7/2006). Espero que o trabalho seja realizado rápido, mas não às pressas.

Abaixo tem o arquivo em formato .doc.

PROPOSTA

1º Período
Fundamentos da Ciência Econômica (90 horas)
Capitalismo – Séculos XVI a XIX (1860) – 30 horas
Matemática Aplicada à Economia I
Economia Clássica
Contabilidade Social
Educação Física I

2º Período
Formação Econômica do Capitalismo Contemporâneo (1860 a 2ª Guerra Mundial)
Matemática Aplicada à Economia II
Economia Política (90 horas)
Microeconomia I
Educação Física II

3º Período
Evolução das Idéias Sociais
Estatística Econômica
Contabilidade e Análise de Balanço
Microeconomia II (90 horas)

4º Período
Teoria Macroeconômica I
Introdução à Econometria (90 horas)
Economia Brasileira (Pré-Industrialização)
Microeconomia III
Administração

5º Período
Teoria Macroeconômica II
Economia Brasileira Contemporânea I
Economia Monetária
Economia Internacional

6º Período
Teoria Macroeconômica III
Instituições de Direito (Direito Econômico)
Economia Brasileira Contemporânea II
Economia do Setor Público
Capitalismo Contemporâneo (Pós-2ª Guerra)

7º Período
Conjuntura Econômica I (30 horas)
Técnicas de Pesquisa em Economia
Orçamento Público (120 horas)

8º Período

Conjuntura Econômica II ((30 horas)
Desenvolvimento Socioeconômico
Elaboração do Projeto de Monografia
Políticas Públicas para Agricultura

9º Período
Teoria Econômica Contemporânea
Elaboração e Avaliação de Projetos (105 horas)
Monografia I

10º Período
Pensamento Econômico Brasileiro
Monografia II

 Grade_Diretrizes_2006.doc ( 142KB ) Número de downloads: 7

ENCONTRO COM FACULDADES CORECON-SP DEBATE DIRETRIZES CURRICULARES COM COORDENADORES DE ENSINO E REPRESENTANTES DAS FACULDADES DE ECONOMIA
 O_Economista.pdf ( 828.97KB ) Número de downloads: 82

 
 

EVALUATION REPORT – Foundation for Teaching Economics 2006 Programs in Economics Education

Introduction

We are pleased to submit our independent evaluation of the FTE’s 2006 programs. The results of the surveys completed at the end of the programs indicate participants’ extremely high levels of satisfaction with program content, materials, and instructors, and a test of student learning indicates a strong grasp of the economics taught in the Economics for Leaders course. Follow-up surveys indicate that teachers return to the classroom and both use and share what they have learned in FTE’s programs.

The programs evaluated in 2006 include 15 Economics for Leaders programs for students and teachers (10 student-teacher sessions sponsored by the Gillette Company and 5 student-only sessions), 8 programs for teachers—Economic Forces in American History, Environment and the Economy, Economic Demise of the Soviet Union, Issues of International Trade, Economics of Water and the Environment, The Right Start, Teaching Economic Issues, Is Capitalism Good for the Poor—and 3 on-line courses for teachers—Economics On-line for Teachers (part 1 and part 2) and Is Capitalism Good for the Poor–On-Line.

Participants in all programs completed questionnaires at the conclusion of the session, rating the instructors, content, materials, program format, and aspects of the sites, among other things. Teachers who participated in 2005 were sent follow-up surveys about six months after participating to find out about their use of FTE materials in the classroom. The evaluation instruments for the Economics for Leaders program and the on-line courses also included an end-of-course test of the instructional topics covered by the program, with a short pre-test to provide information about gains in achievement.

The following sections of the report summarize the findings from the evaluation instruments for each of the FTE programs.

 

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